quarta-feira, 9 de agosto de 2017

O Boss de Vi Keeland

       Opinião:O Boss é o primeiro livro de Vi Keeland editado em Portugal. Nas livrarias aparece como sendo um livro erótico, e, na verdade,  olhando para a capa, para a expressão que acompanha o titulo e para a contracapa tal classificação não deixa dúvidas.
       Para mim as dúvidas surgiram durante a leitura. Na verdade, o livro tem descrições de sexo explicitas, sem grandes metáforas ou dúbios sentidos, mas a parte mais importante do enredo não são essas cenas. Antes pelo contrário. Essas cenas surgem em consequência da aproximação das personagens principais e como complemento de sentimentos que se desenvolvem e levam a que se aproximem.
       O Boss, Chase Parker, é um homem excecionalmente bonito, interessante, culto, rico, dono da sua própria companhia. Nessa companhia vai trabalhar Reese que tinha acabado de se despedir do emprego anterior por ter tido um caso com o seu patrão. Embora se conheçam num restaurante, sem saberem nada um do outro, a verdade é que a jovem acaba a trabalhar na empresa de Chase e acaba por cometer os mesmos erros do passado, ou seja, envolver-se com o patrão.
       Se o livro fosse só isto e tendo em conta as descrições das suas aventuras sexuais, até se poderia dizer que o livro se enquadra na literatura erótica. Mas o livro é muito mais do que isto. Qualquer uma das personagens principais tem um passado traumático que condiciona as suas atitudes no presente. O jovem patrão, também ele tem o seu passado o que, se por um lado o faz compreender a sua nova paixão, por outro vai condicionar as suas atitudes no presente, fazendo-o tomar disposições que poderão afastar o jovem casal.
       Assim sendo o livro, na minha modesta opinião, é muito mais um drama romântico, em que o autor através de uma escrita fluída, engenhosa e com algumas partes mesmo engraçadas, pretende dar uma dimensão humana, por forma a que as personagens se tornem seres que poderiam ser os nossos amigos, ou os nossos vizinhos, apostando mais na caraterização psicológica do que na caraterização física.
        De notar que o passado da jovem, apaixonada pelo marketing e pela publicidade, é contado pela própria quer a Chase, quer aos leitores, enquanto que o passado deste jovem executivo nos é dado ao longo do livro através de capítulos que se passaram sete anos antes do tempo da história, e que vão aparecendo intercalados ao longo de toda a obra. Este aspeto é muito interessante porque prepara-nos sub-repticiamente para um desenlace dramático dos acontecimentos, que apenas são solucionados no presente.

     Concluindo, o livro é bastante interessante, pois a fluidez da narrativa, a construção das personagens e o desenvolvimento da história levam-nos a querer saber como termina este relato e assim construir, para estas figuras, a possibilidade de um presente sorridente onde tudo acaba bem. Agora resta esperar a publicação dos outros livros da serie Stand Alones.


       Sinopse: Quando o teu patrão é convencido, mas sedutor, arrogante, mas sensual, irritante, mas
irresistível, o resultado só pode ser um?... horas extra... ordinárias.

       Estás no primeiro encontro com um homem para lá de aborrecido. O que é que fazes? Finges ir à casa de banho, ligas à tua amiga e pedes-lhe que te ligue de volta, fingindo uma emergência que te tire dali, certo? Foi o que fiz. Até porque era mesmo uma emergência?
       Mas um desconhecido ouviu a conversa, chamou-me pretensiosa e teve o atrevimento de me dar conselhos! Respondi-lhe que se metesse na sua vida ? na sua vida de homem alto, musculado, lindo de morrer e irritantemente convencido ? e voltei para a minha mesa deprimente.
       De onde estava, não pude deixar de olhar para ele, acompanhado por uma loira bombástica. Típico!            
     Quando me apanhou a olhar, piscou-me o olho, levantou-se com a sua bimba e dirigiu-se à minha mesa. Pensei que fosse denunciar-me, mas, em vez disso, fingiu que nos conhecíamos, juntou-se a nós, e partilhou histórias mirabolantes sobre um passado fictício entre nós... Tenho de confessar que o meu encontro passou de chato a estranhamente excitante.
      Quando a noite acabou, não parei de pensar nele, mesmo sabendo que nunca mais o veria. Afinal, quais seriam as probabilidades de voltar a encontrá-lo numa cidade com oito milhões de pessoas? Quais seriam as probabilidades de, um mês depois, ele vir a ser o meu novo Boss?



1 comentário:

  1. Olá,
    Também já li este livro e tenho uma opinião parecida.
    Não acho que deveria ser assim contado como um livro erótico e definitivamente, a capa perante a história não me agradou mesmo.
    De resto é um livro que gostei bastante pois enquadra-se no meu género de leituras.
    Bjs

    ResponderEliminar