quinta-feira, 11 de outubro de 2018

A Sereia de Brighton de Dorothy Koomson

        Opinião: Confesso que só recentemente descobri Doroyhy Koomson. Como já afirmei noutra opinião não é uma autora que leia com regularidade. Os seus livros são interessantes, mas nem sempre me sinto preparada para eles. Houve alguns que me fizeram ficar cética em relação a esta autora.
       Este A sereia de Brighton foi um livro de uma leitura conjunta com a Maria João de A biblioteca da João, o que torna a leitura um prazer. Mas foi mais do que isso.
      Para mim este não é um típico livro desta autora. Este é mais um thriller, um policial, onde se tenta fazer justiça a quem teve uma morte prematura. Para além disso passa-se em vários tempos, o que por si só também é algo que me agrada.
       A história parte da descoberta de um cadáver por duas adolescentes, a Nell e a Jude. Esta última, três semanas depois, acaba por desaparecer, o que não ajuda, em nada, o estado de espírito da sua amiga.
    25 anos depois vamos acompanhar a vida de Nell e da sua família, nomeadamente da sua irmã mais nova, Macy, chegando à conclusão de que todos foram afetados pelos acontecimentos do passado.
     E a partir daqui, nesta constante passagem de ia ao passado, vinda ao presente, Dorothy Koomson leva-nos pelo pesadelo que pode ser a mente humana, condicionada pelo que acha que viu, pelo que pressupõe e toma como realidade, pela sociedade cujos preconceitos estão de tal forma enraizados que nada os consegue demover ou alterar.
     A estrutura narrativa acaba por estar muito bem desenhada, sem nos perdermos nos tempos, ou nas personagens que narram. As personagens estão construídas de uma forma muito realista que nos leva a acreditar nos seus sentimentos, nas suas ideias e nas suas atitudes.
   O final, que pode neste género destruir um livro, acaba por ser surpreendente, pois nunca pensei que o culpado seria quem a autora escolheu. Por outro lado, o desfecho de algumas das personagens e a explicação final das suas atitudes também vem admirar o leitor, ou pelo menos, esta leitora.
      Assim, este é um livro que aconselho a quem gosta dos livros de Doroyhy Koomson e também a quem não é fã. Acreditem este vale muito a pena ler.

      Sinopse: As adolescentes Nell e Jude descobrem o corpo de uma jovem na praia e, quando ninguém o reclama, a vítima passa a ser conhecida como A Sereia de Brighton. Três semanas mais tarde, Jude desaparece e Nell, ainda chocada com os acontecimentos na praia, fica completamente desamparada.
      Passados 25 anos, Nell vive atormentada pelo passado, abandonando o emprego para descobrir a verdadeira identidade da jovem assassinada – e o que aconteceu à amiga naquele verão inesquecível.
      Quanto mais perto fica da verdade, maior é o perigo. Alguém parece estar a seguir cada passo de Nell, que já não sabe em quem confiar.
      Da autora bestseller de a filha da minha melhor amiga, chega-nos uma intrigante história sobre irmãs, segredos e crime.








Sem comentários:

Enviar um comentário