segunda-feira, 22 de outubro de 2018

O dia em que te perdi de Lesley Pearce

    Opinião: Lesley Pearse é uma das minhas autoras favoritas. Mesmo! E por isso sempre que sai um livro dela fico com vontade de ler e de me deliciar com a escrita da autora. Este, no entanto, não me deixou encantada.
    O livro conta a história de dois irmãos, gémeos, Maisy uma corajosa princesa, e Duncan, um jovem cuja sensibilidade não se adequa à época. Ambos acabam por se tornar muito amigos, pois sentem-se muitas vezes sozinhos e abandonados. A mãe apresenta um problema de saúde grave, que provoca um internamento, tendo o pai levado os dois irmãos para casa de uma avó que mais não é do que uma estranha. O problema agrava-se quando Duncan desaparece.
     O argumento é dentro da linha desta autora, o que me levava a esperar um desenvolvimento dramático e cheio de surpresas avassaladoras. Mas tal não acontece. O livro acaba por ser uma narrativa que não me prendeu, que fez com que passasse a obra à espera de algo que nunca veio.
    Com uma escrita bastante correta e sem dificuldades de leitura, um tempo cronológico sem saltos, a história dos dois irmãos não deixa de ser interessante, sem ser extraordinária. As personagens têm construções coerentes e, de alguma forma, fortes, mas as situações em que se vêm envolvidas nunca as levam a subir o tom trágico, nem criando uma dimensão mais épica.
    Confesso que tinha espectativas bastante altas e que não foram, de todo, cumpridas. Tenho pena pois não deixo de gostar bastante da Lesley Pearse como autora, mas este não é, definitivamente, um dos que mais me agradou. Obviamente, vou continuar a ler esta autora, mas não deixa de haver um amargo de boca.

    Sinopse: Na noite em que a mãe lhes foi arrancada, os gémeos Maisy e Duncan perceberam que só podiam contar um com o outro. Se até então a vida deles não fora fácil, a partir desse momento piora dramaticamente pois o pai decide enviá-los para casa da avó, a ríspida Violet.
     Os gémeos sentem-se mais abandonados do que nunca. Mas a negligência da avó tem um lado positivo: Maisy e Duncan passam a desfrutar de uma liberdade inesperada e podem explorar o campo e fazer novas amizades sem terem de se justificar a ninguém. Até ao dia em que Duncan desaparece sem deixar rasto.
     À medida que os dias dão lugar a semanas, perante a ineficácia da polícia e a indiferença da avó, Maisy decide descobrir por si própria o que aconteceu à única pessoa que verdadeiramente ama. E vai começar por Grace Deville, a excêntrica amiga do irmão. Grace vive isolada na floresta... e tem segredos por revelar…
     O Dia em Que Te Perdi explora ternamente temas delicados e atuais. Lesley Pearse, uma contadora de histórias nata, fala-nos de perda, de esperança, de força interior, e dos inquebráveis laços de família


Sem comentários:

Enviar um comentário