quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Pão de Açúcar de Afonso Reis Cabral e A mulher entre nós de Greer Hendricks e Sarah Pekkanen

          Opinião: Pela primeira vez desde que tenho o blog venho fazer a crítica a dois livros. Começo já por dizer que não gostei de nenhum, embora por motivos diferentes.
        O primeiro é o novo livro de Afonso Reis Cabral, Pão de Açúcar. O livro conta a história de um transexual que foi assassinado por um grupo de jovem, pré-adolescentes, no Porto. Este foi um caso bastante mediático, na altura, e os factos ainda estavam presentes na minha memória, pois considerei então, como agora, o caso bastante perturbador para uma sociedade que se diz civilizada. Este é, pois, um livro de não ficção.
         O que me incomodou no livro foi o caso de o autor não ter trazido nada de novo para a história que tinha sido contada à época. Eu esperava que o Afonso Reis Cabral nos trouxesse novos factos, ou perspetivas sobre o assunto, o que não me pareceu. Para além disso observei que a sua escrita não fluía, tornando-se, assim, a leitura um momento penoso, sem ritmo e muito pouco agradável.
      Como considero que escrever não ficção e escrever ficção são escritas distintas espero, no próximo ano, dar uma oportunidade ao primeiro livro deste autor e com o qual ele ganhou o prémio Leya: O meu irmão.

        O segundo livro de que também não gostei foi o livro A mulher entre nós da dupla Greer Hendricks e Sarah Pekkanen. Esta obra trata a temática de um divórcio onde apenas uma parte estava interessada, neste caso o marido. A verdade, é que este acaba por acontecer e Vanessa abandona o seu lar, ficando bastante afetada, sentindo-se abandonada. Tanto mais que o ex-marido arranja logo uma namorada, com quem quer casar com a maior brevidade.
      Estes factos, associados à perca do emprego, fazem com que a jovem decida que este segundo casamento não pode acontecer, começando uma perseguição aos diretamente envolvidos e à ex-cunhada (se é que se perdem os vínculos com a família). Até aqui tudo bem. Tema interessante, construção que faria prever um livro interessante.
        Mas a verdade é que se tornou repetitivo e, consequentemente, repetitivo. As considerações que a personagem faz, as desculpas que arranja para si e para os outros, são tão semelhantes que tive a sensação de que estava a ler umas páginas que já tinha lido, como se fosse o mesmo. E este foi o problema. A escrita é agradável, o tema é simpático, mas, se calhar o facto de ser escrito a quatro mãos fez com que se tornasse muito repetitivo.
       Lamento mas nenhum dos dois conseguiu despertar a minha empatia, e por isso, não posso considera-los boas leituras.


    Sinopse: Em Fevereiro de 2006, os Bombeiros Sapadores do Porto resgataram do poço de um prédio abandonado um corpo com marcas de agressões e nu da cintura para baixo. A vítima, que estava doente e se refugiara naquela cave, fora espancada ao longo de vários dias por um grupo de adolescentes, alguns dos quais tinham apenas doze anos.
         Rafa encontrara o local numa das suas habituais investidas às «zonas sujas», e aquela espécie de barraca despertou-lhe imediatamente o interesse. Depois, dividido entre a atracção e a repulsa, perguntou-se se deveria guardar o segredo só para si ou partilhá-lo com os amigos. Mas que valor tem um tesouro que não pode ser mostrado?
         Romance vertiginoso sobre um caso verídico que abalou o País, fascinante incursão nas vidas de uma vítima e dos seus agressores, Pão de Açúcar é uma combinação magistral de factos e ficção, com personagens reais e imaginárias meticulosamente desenhadas, que vem confirmar o talento e a maturidade literária de Afonso Reis Cabral.



         Sinopse: Aos 37 anos, a recém-divorciada Vanessa está no fundo do poço. Deprimida, a morar no apartamento da tia, sem filhos, sem dinheiro e sem amigos verdadeiros. Richard, o seu carismático e rico marido, era tudo para ela. Mas, ao descobrir que ele está prestes a voltar a casar, algo dentro de Vanessa se desfaz. A partir de agora, na sua vida, só existirá uma única obsessão: impedir esse casamento. Custe o que custar.
         Nellie é como qualquer outra jovem bela e sonhadora que chega a Manhattan para começar a sua tão sonhada vida adulta. Mas a personalidade tranquila que ostenta é apenas uma fachada. Na sua cabeça perdura o segredo que a faz fugir da sua cidade natal e que a impede de caminhar sozinha para casa.
         Ao conhecer Richard - bem-sucedido, protector, o homem dos seus sonhos -, Nellie começa finalmente a sentir-se segura. Ele promete protegê-la de tudo para o resto da sua vida. Mas, de repente, começa a receber chamadas misteriosas. Algumas fotografias são mudadas de lugar no seu quarto. Alguém a persegue, alguém quer o seu mal. Mas quem?



Sem comentários:

Enviar um comentário