segunda-feira, 6 de novembro de 2017

O regresso da primavera de Sveva Casati Modignani

     Opinião: Acabei agora mesmo o novo livro de Sveva Casati Modignani o seu O regresso da primavera, e como sempre gostei bastante. Sveva foi uma autora que conheci há anos num jantar, promovido pela Porto Editora, e que fiquei a admirar. Suave, simpática, simples conversou connosco sem filtros. Depois disso os organizadores do encontro permitiram-nos ter um espaço e um tempo de encontro entre leitores e editores tão afável que algumas de nós ainda hoje estamos em contacto.
     Mas adiante. Este livro da Sveva encantou-me. Em primeiro lugar, fiquei fascinada pelo facto das suas personagens principais serem um professor e uma editora de livros. Tudo a ver comigo: escola e livros. E depois a escrita, a temática e o seu desfecho. Sveva mostra uma visão bastante realista da Itália dos nossos dias (o livro é de 2016), sem refúgios ou contemplações.
     Lorenzo, professor de Geografia Económica é um homem culto, empenhado socialmente, e passa pelas mesmas dificuldades que muitos de nós passamos hoje ao sermos professores, quando tentamos ser na verdade educadores.
     Fiamma cumpre o seu sonho de menina ao integrar uma editora fundada por um amigo de infância, amigo esse, irmão, que lhe mostrou um outro lado da vida, sem entraves ou convenções socias, embora ele mesmo as viva e se esconda dessa mesma sociedade.
     A partir deste casal Sveva mostra-nos o nosso mundo, a Itália de hoje, a crise económica, a crise da educação e, muitas vezes, a crise moral, que assola a Europa. Mostra-nos, no entanto, e simultaneamente, que se lutarmos, prosseguirmos, tentarmos, podemos romper esse estigma e ajudar, mudar, fazer melhor. Mais importante do que o amor o livro valoriza o empreendorismo e a vontade de fazer. Pode ser pouco, pode ser um caso ou dois, mas se todos fizermos melhor, o conjunto do pouco poderá fazer o muito e a diferença.
    O livro acaba de forma surpreendente, pelo menos para mim, embora, na verdade, e tendo em conta a construção das personagens ao longo da história, não pudesse ser outro. 
     Permitam-me uma nota pessoal. Obrigada Sveva pela forma como caracteriza os professores e valoriza o seu trabalho didático e pessoal. Durante a leitura do seu livro senti bastante orgulho em pertencer a uma classe profissional que, certamente, tem bastantes Lorenzos, apesar de nem sempre darmos por eles. 



     Sinopse: Passamos muito tempo a perseguir sonhos que nos escapam da mão, uma felicidade que não se deixa aprisionar. E depois acontece que o melhor da vida se revela num instante, talvez na magia de um encontro inesperado. Como aquele que aconteceu entre Lorenzo e Fiamma, surpreendidos por um amor que nem mesmo eles, provavelmente, acreditavam ser ainda possível.
     Lorenzo Perego, um homem fascinante e culto, é professor de Geografia Económica numa escola profissional de Milão. Poderia ter escolhido um estabelecimento de maior prestígio, mas o ensino é a sua paixão e ajudar jovens com talento numa realidade difícil e muitas vezes desoladora é um desafio que o entusiasma e enriquece.
     Fiamma Morino, com pouco mais de 40 anos, é diretora editorial de uma pequena editora de sucesso que ela própria fundou. Agora que a editora está prestes a sofrer uma drástica mudança de gestão, com que Fiamma não concorda, está disposta a tudo para a defender e continuar a garantir o cuidado e o amor que desde sempre dedica aos seus autores.
     Através das vivências de Fiamma e Lorenzo, conhecemos a Itália de hoje, a da crise da Escola e da Economia, mas também aquela que é feita de pessoas empreendedoras, prontas a arregaçar as mangas e decididas a não se renderem.





Sem comentários:

Enviar um comentário