segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Gostas de mim, porquê?

     Opinião: Este livro tem uma história por detrás. Estando à procura de um livro com menos de 100 páginas apareceu-me o Gostas de mim porquê?. O interessante é que eu tinha conhecido recentemente a autora. E nem hesitei na escolha. Tinha de ler o livro da Sónia.
     Quando fui falar com ela sobre a leitura que ia fazer ela disse-me uma frase que não esqueci: Lê e depois diz-me o que achaste. Não me interessa se gostaste da história ou não, quero é saber se está bem escrito. E foi assim que descobri uma autora. Só quem é escritor se preocupa com a qualidade da escrita.
    Mas a verdade é que a história também ela é bastante interessante. O livro pode dividir-se em duas partes. Na primeira a autora conta a possível história de amor entre Sara e Alice. Sendo escrito na primeira pessoa, mostra-nos os pensamentos, as inseguranças e as verdades dos sentimentos que Sara nutre por Alice. No fundo esta pequena obra, em tamanho, mas grande em qualidade, reflete sobre o Amor, com maiúscula, e a necessidade que este tem de se sentir, de ser generoso, ao ponto de não esperar nada em troca. Nos tempos que correm este tipo de amor é cada vez mais raro, e mais bonito.
   Na segunda parte temos as histórias que Sara escreve para Alice. E aqui complica-se o que era aparentemente fácil. Sara expressa o seu amor através da escrita e das metáforas que estas histórias encerram. Textos curtos, onde mais uma vez o Amor surge como uma inevitabilidade e com um despojar que é raro ver. Ama-se e espera-se, a cima de tudo, que o outro seja feliz, mesmo que isso nos torne uma sombra, ou tenhamos mesmo de abdicar da sua presença.
     Para além disso está bastante bem escrito. A autora consegue que a escrita e a descrição de atos banais do nosso dia a dia ganhem um significado maior através dos olhos da paixão. E as palavras escolhidas, as metáforas, e mesmo as suspensões dos pensamentos, levam-nos a pensar e a refletir sobre o que não está escrito, mas se lê nas entrelinhas.
    Gostas do livro porquê? Porque me leva ao sentido real do amor, seja entre quem for. Porque me leva aos mitos de todos os tempos, mas que tendemos a esquecer. Porque num tempo de crítica fácil e muitas vezes despropositada, pouco pensada, nesta obra somos obrigados a pensar, a refletir, a sentir, para depois podermos perceber que a qualidade de um livro não está no número de páginas.

     Recomendo vivamente. 


Sinopse: Gostas de mim porquê?
É a história do amor de Sara por Alice que se eterniza no tempo e no espaço, ocupando o Universo e ganhando a cumplicidade dos que o habitam…
Conta a lenda que, sempre que a visitaram, os deuses encontraram a palavra Amo-Te gravada no seu coração…



Sem comentários:

Enviar um comentário