quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Lei e Corrupção de Mike Papantonio

      Opinião: Lei e corrupção é o primeiro livro que Mike Papantonio escreveu. E um dia chegou para ler esta obra e esperar que o autor escreva mais.
    Este livro conta a história de Deke um advogado que quer dar voz a quem não a tem. Coisa rara, num mundo em que os advogados pretendem fazer dinheiro e, como tal, nunca põem em causa os interesses instalados, quer estes sejam económicos, quer estes sejam políticos.
   Por estar do outro lado Deke vai ser colocado numa situação em que a sua vida é posta em causa. Não só a sua reputação profissional, mas também a sua reputação pessoal e mesmo a segurança da sua família. E livro é, pois, e como está referido na contracapa, uma luta entre David e Golias.
    De referir que o autor é ele mesmo um advogado americano o que faz com que esteja por dentro de um sistema, que, para quem é europeu e leigo, parece muito obscuro.
   Mas o mais interessante é que a forma de escrever faz com que não consigamos deixar de ler, pois esta cruzada parece, em muitos capítulos, uma cruzada vencida. O autor consegue retratar os meandros do poder politico, económico e mesmo jurídico de uma forma muito pouco abonatória para qualquer um deles.
   No entanto, ao leitor, torna-se impossível parar. Apesar de não nos dar informações privilegiadas, apenas vamos acompanhando a narrativa conforme o narrador nos conta, acaba por criar um conjunto de acontecimentos que nos leva a querer saber o que vem a seguir.
   O único senão deste livro é a circunstância de o sistema americano nada ter a ver com o nosso. Os interesses que levam a um não funcionamento da justiça, não têm correspondência no nosso país.
   No entanto, e como obra de ficção, Lei e corrupção trata de uma luta de todos os tempos, onde se vê que a justiça nem sempre cumpre o seu papel de isenção e se deixa levar por outros interesses.
   Mas no final, o rigor, a verdade e a magistratura acabam por imperar e por vencer. Este facto é tanto mais agradável se pensarmos que, segundo a capa, o livro se baseia em factos reais. Ou seja, a esperança no sistema jurídico americano pode ser uma realidade se existirem mais firmas como aquela em que Nick Deketomis, Deke para os amigos, trabalha.
   Quanto a Mike Papantonio apenas podemos esperar que continue a escrever livros desta qualidade. Um boa aposta da Clube do Autor.

     Sinopse: Escrita por um dos mais reputados advogados dos Estados Unidos, é uma história reveladora sobre os meandros do sistema judicial e as manobras, lícitas e menos lícitas, que podem definir o desfecho de um julgamento.
     O impetuoso advogado Nicholas Deketomis construiu uma carreira de sucesso a proteger os direitos dos inocentes, enfrentando grandes empresas. Deke tem agora em mãos um caso polémico e milionário, defendendo uma jovem de 19 anos que sofreu um acidente vascular cerebral após tomar uma pílula contracetiva da Bekmeyer, uma grande farmacêutica. Numa audiência prévia, o advogado pretende que seja aceite como prova um exame de toxicologia. Pouco depois de o juiz anunciar que não aceita a conclusão do relatório, a jovem desfalece e morre, vítima de um grande coágulo de sangue.
    Ao procurar justiça para Annica, Deke vê-se de repente do outro lado da lei e descobre que tem mais inimigos do que imaginava, dispostos a tudo para proteger os seus segredos e interesses. Decididos a afastar o advogado incómodo, um pregador fundamentalista, o procurador distrital e os donos de uma das maiores petrolíferas juntam-se numa conspiração infame. Falsamente acusado de homicídio, Deke enfrenta o julgamento da sua vida. Mas este homem que não tem medo de dizer o que pensa não vai desistir sem dar luta.






Sem comentários:

Enviar um comentário