quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Antes de sermos vossos de Lisa Wingate


     Opinião: Que livro! O melhor livro que li nos últimos tempos!
    Neste livro vamos acompanhar o passado de May, de Judy e das suas irmãs, bem como o presente de Avery, a neta que tenta entender a história de família, a história de Judy. Essa história, que cada vez se torna mais sombria e misteriosa, pode ser uma preocupação e um problema se considerarmos que Avery é filha de um senador americano, que quer, a todo o custo, mostrar uma família sem mácula. Para além disso a jovem deverá ser a sucessora do pai, que se encontra doente com um cancro (informação a que a comunicação social não tem acesso), e a sua possível eleição está a ser afetada por um escândalo económico sobre os lares da terceira idade naquele estado.
   Para o leitor, no início, as duas histórias parecem sem ligação, como sendo duas histórias distintas, embora progressivamente essa relação comece a fazer sentido. De repente aquela advogada, indecisa nas suas decisões pessoais, quer conhecer a vida de uma idosa, que apenas conhece de uma visita politica, mas que, e Avery apresenta essa sensibilidade, ostenta uma surpreendente ligação com a sua avó, uma das pessoas que ela mais ama e admira na sua vida.  É esta avó a figura de referência da jovem, mas que de repente se revela uma desconhecida.
    Mas o livro é mais. Muito mais. E isso deve-se à forma como é escrito. Escrito com uma força e simultaneamente com uma ternura que trespassa para as personagens e destas para o leitor. Mesmo nos momentos mais dramáticos, a forma de Lisa Wingate escrever leva-nos a sentir um carinho sentido pelas personagens e pelas suas atitudes, mesmo nas cenas mais duras. É, pois, um livro muito bem construído, muito bem redigido, que nos embala até ao final, ao mesmo tempo que consciencializamos que termos pena em o terminar. Este é daqueles que queremos acabar e ao mesmo tempo não queremos.
   Depois de lido percebi o porquê da vitória no Goodreads Choice Awards do ano passado, na categoria de melhor livro de ficção histórica, porque como se não bastasse o livro é baseado em factos reais.
  Não tenho duvidas de que será um dos melhores livros de 2018. Não deixem de ler, vale muito, mesmo muito, a pena. Só espero que as edições Chá das Cinco continuem a publicar livros desta autora.

    Sinopse: Inspirado em factos verídicos, esta é a história de duas famílias e da terrível injustiça que as mudou para sempre. 

    Nascida num mundo de riqueza e privilégio, Avery Stafford tem tudo. Filha adorada de um senador americano, com a sua própria carreira como advogada e um noivo maravilhoso à espera em Baltimore, ela vive uma vida encantada.
   Mas quando regressa a casa para ajudar o pai com um problema de saúde, um encontro casual com May Crandall, uma idosa desconhecida, deixa Avery profundamente abalada. Ao decidir descobrir mais sobre a vida de May irá embarcar numa viagem pela história oculta de crianças roubadas e adoções ilegais. E cedo irá desvendar um segredo que pode levar à devastação... ou à redenção.
   Baseado num dos mais conhecidos escândalos da América — em que uma instituição de adoção vendeu crianças a famílias ricas —, este romance comovente e fascinante recorda-nos como, apesar de os caminhos que tomamos levarem a muitos lugares, o coração nunca esquece onde pertencemos.


Sem comentários:

Enviar um comentário