segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Verão em Edenbrooke de Julianne Donaldson

   Opinião: Verão em Edenbrooke é o primeiro livro de Julianne Donaldson publicado em Portugal. Confesso que nunca tinha ouvido falar da escritora e a compra do livro foi (assumo a vergonha) um impulso a que cedi levada pela beleza da capa.
   A história remete para duas irmãs gémeas que, após a morte da mãe, o pai deixou entregues a pessoas diferentes.  Marianne, a personagem principal, fica entregue à avó, ficando a viver em Bath, e Cecily, com uma amiga da mãe em Londres.
   A narrativa começa quando Cecily convida a irmã para ir passar o verão com ela e com os seus anfitriões, na casa de férias destes, em Edenbrooke.
  A ida de Bath para Edenbrooke revela-se atribulada e Marianne conhece o filho mais velho de Lady Caroline, Philipe, que após a ajudar na estalagem onde pernoita, a recebe em sua casa com todas as honras. E o amor acontece.
   O livro torna-se bastante engraçado pois sendo narrado na primeira pessoa sabemos o que a jovem vai pensando e como analisa os diferentes acontecimentos. Tendo sido bastante protegida, pela mãe e depois pela avó, Marianne acaba por ser ingénua e insegura em relação a si mesma e na sua relação com os outros, o que faz com que os equívocos sejam mais que muitos.
   Quanto a Philipe também ele quer manter os preceitos sociais que se espera de um cavaleiro face a uma donzela sua hóspede, o que o leva a ter atitudes que nem sempre são bem interpretadas pela pessoa a quem se destinam.
   A eles junta-se uma irmã que quer fazer um bom casamento, uma família que não se querendo intrometer, acaba por o fazer e uma avó, que querendo o melhor para a neta, acaba por nem sempre agir da forma mais acertada.
   Obviamente diversas peripécias vão acontecer, que poderão ou não afastar os dois jovens, e assim, conseguimos ter uma estrutura narrativa que nos interessa e nos leva a acompanhar a exposição sem grandes distrações. 
  O rigor histórico é bastante bem-apresentado, não só na caraterização das personagens, mas também nas descrições dos espaços, dos ambientes e dos costumes (o livro passa-se em 1816).
   Resta esperar pela publicação do outro livro sobre esta família.

   Sinopse: Romance e aventura numa história encantadora, ao estilo de Jane Austen. Marianne Daventry seria capaz de tudo para escapar ao tédio de viver em Bath e às investidas amorosas de um pretendente indesejado. Por isso, quando a sua irmã gémea, Cecily, a convida para passar o verão com ela em Edenbrooke, a maravilhosa propriedade rural de uns amigos da família, ela nem hesita em aceitar. Parte assim para a casa de campo, pensando que poderá finalmente relaxar enquanto a irmã tenta conquistar Philip, o encantador herdeiro da propriedade. Mas rapidamente descobre que até os melhores planos podem correr mal. Desde ser vítima de um assalto terrível até ter de ignorar sentimentos indesejados que começa a sentir pelo anfitrião da casa, Marianne vê-se enredada numa grande aventura, repleta de romance e intriga, que a deixará completamente desorientada. Conseguirá Marianne conter o seu coração, ou irá um estranho arrebatá-lo irremediavelmente?
   «Uma belíssima história de amor que irá aquecer o coração do leitor.» — Publishers Weekly
   Um romance de estreia delicioso e arrebatador.»



Sem comentários:

Enviar um comentário