quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

O que dizem os teus olhos de Florencia Bonelli

     Opinião: Li a trilogia Cavalo de Fogo de Florencia Bonelli quando a Porto Editora a lançou e gostei bastante. Por isso, quando este O que dizem os teus Olhos foi anunciado nem hesitei em comprar. E em boa hora o fiz.
     Bonelli continua a acompanhar histórias de amor entre orientais e ocidentais. Neste livro, cuja história de desenrola nos anos sessenta do século passado, Francesca jovem argentina, filha de imigrantes italianos, vai trabalhar para a embaixada do seu país em Genebra e posteriormente para a Arábia Saudita. Aí conhece Kamal, um príncipe herdeiro da coroa saudita. E o amor acontece.
     Mas o livro é muito mais do que isto. O livro é uma lição, dada de forma leve e compreensível, sobre os conflitos ocidente, oriente, daquela altura (que acabam por ser o início dos atuais conflitos) e da luta pelos poços de petróleo e sua exploração. Além disso é uma narrativa que nos faz compreender as diferenças culturais entre estas duas regiões, nomeadamente, no que diz respeito ao papel das mulheres na sociedade.
  Mas voltemos às personagens principais. Estas são descritas como duas personagens fortes, coesas e com os seus princípios bastante bem definidos. Francesca, apesar de apaixonada, nunca deixa de ser uma jovem ocidental de 21 anos, onde a aceitação dos princípios árabes é realizada de forma progressiva, não abdicando, no entanto, dos seus valores mais importantes, como a independência ou a liberdade pessoal. Por sua vez, Kamal é um príncipe com uma educação mista (estudou em Paris na Sorbonne durante anos), mas que estando ciente do seu papel na politica do país acaba por viver um conflito entre o amor e o dever.
   O livro desenrola-se sempre com uma narrativa interessante, fluida, onde, mesmo nas partes mais didáticas, o ritmo nunca é posto em causa. O ultimo terço da obra, talvez as últimas 120 páginas, lêem-se de um ápice pois as ocorrências sucedem-se, e com tal dramatismo, que ao leitor resta apenas continuar a ler para saber como vai ser o aguardado desfecho.
    O único senão é que achei esse desfecho muito rápido, gostaria que a autora tivesse desenvolvido mais a parte final da história destes dois exemplos, para qualquer casal que se ame, mas que as circunstancias da vida (família, religião, cultura) os teimem em separar.
   De qualquer forma este é um livro que recomendo sem dúvidas, e fico à espera que a Porto Editora continue a publicar os livros desta autora italiana.

   Sinopse: Antes de Matilda e Eliah, os protagonistas da trilogia Cavalo de Fogo, houve um amor maior nascido no deserto árabe…
  Argentina, 1961. Francesca de Gecco é uma jovem de 21 anos, filha de imigrantes italianos. Embora a sua família seja humilde, com a ajuda de um parente rico Francesca recebe uma educação primorosa e inicia uma brilhante carreira de jornalista. No entanto, vítima de uma terrível deceção amorosa, que somente o tempo e a distância podem curar, a jovem jornalista aceita um cargo de secretária na embaixada argentina em Genebra, cidade que será apenas a primeira etapa de uma jornada especial.
   A vida é generosa para com o coração de Francesca e oferece-lhe uma nova oportunidade para o amor: do outro lado do mundo, os palácios mais deslumbrantes do deserto árabe, conhecerá Kamal Al-Saud, um príncipe herdeiro da coroa saudita. Porém, no meio de tantos obstáculos, conseguirá Francesca ultrapassar as diferenças entre ela e Kamal e abraçar a felicidade?


Sem comentários:

Enviar um comentário