quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Os anos da Inocência de Elizabeth Jane Howard

     Opinião: Os anos da inocência são o primeiro volume da saga da família Cazalet. Mais uma vez reitero o quanto adoro sagas e ainda mais familiares. E esta não é exceção. Escrita por uma autora inglesa do século XX, trata-se de uma obra que foi publicada entre 1995 e 2013, o que nos leva a perceber que foram cinco volumes pensados e com uma sequência precisa. Mais, a autora era uma atriz, sendo que a sua escrita reflete a oralidade frequentemente patente numa peça de teatro.
     Trata-se da história de três irmãos, Hugh, Edward e Rupert que vão com as respetivas famílias, passar o verão à casa de família, com os pais e Raquel, a irmã solteira. E a partir daqui temos a narrativa deste clã e dos seus dias de felicidade e lazer.
     No entanto, nem tudo o que parece é. Cada filho tem as suas fragilidades e as suas angústias. Cada casal tem o seu passado, os seus segredos e faz as suas reflexões. De repente o temor e as inseguranças que os tornam mais indefesos e solitários, levam-nos a tomar atitudes que nem sempre são as maias dignas. Incluindo o casal mais velho, ou Raquel que sendo a filha ideal, se esconde da família, no que respeita à sua vida amorosa.
   Depois o grupo vai-se alargando com as respetivas mulheres, os filhos e mesmos os criados e outros serventes que participam da vida desta família. E as histórias acabam por se multiplicar, entrelaçadas umas nas outras, criando uma visão mais ampliada.
     A juntar a isto, paira o fantasma da guerra e a ocupação da Checoslováquia pela Alemanha de Hitler. Nem mesmo assim os Cazalet sentem que o seu mundo poderá estar em perigo e que o mundo em geral está em transformação. Custa a acreditar que uma nova guerra se aproxima, admitindo-se que se deve ter esperança no bom senso dos políticos e nos acordos de paz.
    Na verdade, trata-se de um romance onde se descreve um tempo incerto e as relações pessoais e profissionais de uma família que, funcionando como um microcosmo, poderá representar uma forma de ver aqueles tempos pela burguesia endinheirada e de bem com o seu tempo.
   Assim sendo, e a pesar de serem uma família de negociantes, podemos entender a ingenuidade face às alterações que se aproximam. Mas a história irá continuar. O original, como já foi afirmado, é constituído por cinco volumes, pelo que se espera que a Asa continue a publicá-los.  


     Sinopse:Elizabeth Jane Howard, CBE, was an English novelist. She was an actress and a model before becoming a novelist. In 1951, she won the John Llewellyn Rhys Prize for her first novel, The Beautiful Visit. Six further novels followed, before she embarked on her best known work, a four novel family saga (i.e., The Cazalet Chronicles) set in wartime Britain. The Light Years, Marking Time, Confusion, and Casting Off were serialised by Cinema Verity for BBC television as The Cazalets (The Light Years, Marking Time, Confusion and Casting Off). She has also written a book of short stories, Mr Wrong, and edited two anthologies. 

Her last novel in The Cazalet Chronicles series, "ALL CHANGE", was published in November 2013. 


Sem comentários:

Enviar um comentário