segunda-feira, 5 de março de 2018

A herdeira dos olhos tristes de Karen Swan

     Opinião: Apesar de já ir um pouco atrasado não quis deixar de partilhar convosco a minha opinião sobre este livro lido em fevereiro. 
    A herdeira dos olhos tristes é mais um livro construído a partir de dois tempos diferentes. Um presente que acaba por se cruzar com o passado de uma das personagens.
     Mas vamos com calma. Francesca é uma jovem guia turística, e escritora de um blog sobre Roma, onde descreve os lugares encantadores que ela visita com os turistas. Depois de perder o emprego, acaba a fazer a biografia da Viscondessa Elena dei Damiani, uma referência na cidade.
    E é o passado de Elena que vamos acompanhando ao longo da história, percebendo assim o que a velha aristocrata tenta esconder da jovem escritora. É-nos pois apresentado um mundo diferente, desde a alta sociedade americana, até à sociedade elitista e preconceituosa da Itália do século passado.
     E tudo isto estaria certo, e seria mais ou menos previsível, se não fosse a mestria de narração e de cruzamento dos diferentes factos e acontecimentos feitos por Karen Swan. O leitor é convidado a acompanhar a história, considerando-se sempre um beneficiário por poder ir acompanhando os dois momentos, tendo mesmo consciência e saber sobre factos que Elena omite e esconde de Francesca.
     É bastante interessante verificar que tão, ou mais, interessada do que fazer saber a sua história de vida a Viscondessa não quer de forma alguma por em causa a imagem da família em Roma, nem fazer da biografia um escândalo jornalístico. O que Elena quer é construir por isso uma história cor-de-rosa que servia como memoria futura da família. Muito interessante verificar como a jovem acaba por ser, inicialmente, manipulada e levada a acreditar numa cronologia que lhe é dada como se de um conto de fadas se tratasse.
Mas a verdade vem sempre ao de cima. O final é surpreendente para as personagens e também para o leitor que foi levado a acreditar numa narrativa que tinha ainda alguns acontecimentos, que nem sempre eram pormenores, escondidos.
     Uma história interessante sobre o século XX, as suas indefinições e excessos onde o saber escrever leva a que a leitura se desenvolva sem darmos por isso.
Mais um excelente livro, desta feita publicado pelo Clube do autor. Quanto a mim fico a ansiar por mais livros saídos da pena de Karen Swan.

      Sinopse: 1974. Elena Damiani é uma herdeira rica e bela, com tudo para ser feliz. Contudo, aos vinte e seis anos já vai no terceiro casamento e uma juventude repleta de cicatrizes. Quando conhece o homem que parece ser o seu par perfeito, percebe que ele é precisamente o único homem que ela não pode ter, e nem todo o dinheiro do mundo é capaz de mudar essa circunstância.

     Mais de 40 anos depois, a jovem Francesca vive la dolce vita. Antiga advogada, foi para Roma em busca de uma nova vida. Um acaso fortuito leva-a ao Palazzo Mirandola, onde conhece a famosa Viscondessa Elena dei Damiani. A empatia entre ambas é imediata e Francesca fica fascinada pelo mundo de Elena, pelo seu passada e pelas suas incríveis histórias. 
     Quando a Viscondessa a incumbe de narrar a sua extraordinária vida, Francesca entra num mundo de privilégios, aparências e excessos. Mas só quando um valioso anel de diamantes é encontrado num túnel antigo da cidade, mesmo por baixo do Palazzo, é que Francesca percebe a rede de mentiras que envolve Elena. A braços com o seu próprio passado tortuoso, Francesca é incapaz de ignorar a verdade, revelando um segredo antigo que pode mudar muitas vidas…


Sem comentários:

Enviar um comentário