quinta-feira, 1 de março de 2018

Louca de Chloé Esposito

        Opinião: Louca é uma novidade que foi bastante publicitada pela Bertrand. Na verdade, o livro acaba por ser algo estranho, no bom sentido, algo diferente, quase esquizofrénico.
       Louca conta a história de duas irmãs gémeas, Alvie e Beth, que apesar de serem fisicamente iguais, apenas a mãe as distingue, são na realidade muito diferentes. Beth tem uma vida de sonho, um marido italiano lindo, que a irmã inveja e uma casa que parece daquelas de capa de revista. A abrilhantar tudo isto tem um filho pequeno que se assemelha a um querubim.
     Quanto a Alvie, a personagem principal, é o oposto da irmã. Vive num quarto alugado, de onde é expulsa, tem um emprego, de onde é despedida, acabando por aceitar o convite de Beth para a visitar na sua casa, em Itália, na Sicília.
       E a partir daí é o caos, o non-senso. Um livro que começa por ser divertido, por arrancar sorrisos e mesmo gargalhadas, em algumas passagens, e progressivamente torna-se um livro de humor negro. Mas mesmo muito negro.
     O livro funciona como uma serie de ações, comentadas por Alvie, sendo o livro narrado na primeira pessoa, e cujos desfechos são dramáticos. Apesar da jovem efetuar sempre uma tentativa de solucionar esses ‘erros’, na verdade, apenas consegue enredar mais o novelo e tornar a situação ainda mais desastrosa, para não dizer calamitosa.
      A tudo isto juntamos uma personagem sem consciência e que mesmo assim é simpática para o leitor, pois acaba por nos parecer bastante ingénua, mesmo naïve. No fundo Alvie é “louca” por achar que as suas ideias brilhantes a vão fazer solucionar os seus problemas, e lhe poderão proporcionar a vida que ela aspira e considera que seria justa para si mesma. No fundo a nossa vilã é um cordeirinho que descobre que gosta de parecer um lobo mau.
     Se juntarmos uma escrita bastante clara, simples e envolvida por com um certo sentido de humor temos o remate ideal para tornar o livro numa leitura ligeira e bastante agradável.
    Tratando-se de uma trilogia resta aguardar a continuação, para ver se o humor se mantem, e podermos ver até onde as atitudes de Alvie a poderão levar.

      Sinopse: Louca é um thriller passado em Londres e na Sicília, no espaço de uma violenta semana de verão, e que explora os temas do ciúme e do engano, do crime e da inveja. Uma gémea não só se apodera da vida perfeita da irmã, como se dispõe a continuar a vivê-la. Alvie Knightly está muito em baixo: sem objetivos na vida e a beber demais. A sua vida é ainda pior se comparada com a de Beth, a sua irmã gémea e perfeita. Beth casou-se com um italiano lindo e rico, tem um bebé maravilhoso e sempre foi a preferida da mãe. Há muito tempo que a única coisa que as gémeas têm em comum é a aparência. Quando Beth envia um bilhete de avião à irmã para que a visite em Itália, Alvie mostra alguma relutância. Mas quando é despedida do emprego que detesta e os companheiros de casa a põem na rua, começa a mudar de ideias e a pensar na luxuosa villa de Taormina. Beth pede à irmã que troque de identidade com ela durante umas horas, para poder escapar à atenção do marido. Alvie agarra com unhas e dentes a oportunidade de viver a vida da irmã, ainda que temporariamente. Porém, quando a noite acaba com Beth morta no fundo da piscina, Alvie dá-se conta de que aquela é a sua oportunidade de mudar de vida. E, afinal, o que escondia Beth do marido? E porque é que a convidou para ir a Itália? Alvie vai descobrindo segredos e mentiras à medida que mergulha mais fundo na vida da irmã morta. E terá de fazer de tudo para conseguir suportar as suas próprias mentiras.


Sem comentários:

Enviar um comentário