sexta-feira, 23 de março de 2018

No seu mundo de Jodi Picoult

     Opinião: No seu mundo é mais um livro de Jodi Picoult que se integrou na leitura conjunta: Um ano com Jodi.
    Mais uma vez as vozes se multiplicam e nos levam a interpretações distintas dos mesmos acontecimentos.  Desta feita é-nos apresentado Jacob um jovem com síndrome de Asperger, que vive com a sua mãe, Emma e um irmão mais novo, Theo. A vida deste núcleo decorre à volta de Jacob e das suas necessidades, por forma a que este não tenha crises e se tente integrar socialmente da maneira mais natural possível.
    O problema acontece quando o jovem é acusado de assassinato e necessita de se defender em tribunal, onde o seu comportamento foge às normas sociais vigentes e pode ser entendido, em algumas posturas e atitudes, como culpa.
    Trata-se, pois, de um livro duro, onde Jodi Piccoult não tenta escamotear as situações mais duras, levando-nos às vezes a suster a respiração devido à crueza das descrições que nos são apresentadas. Na verdade, ainda não consegui encontrar um livro que seja apenas desta autora e seja suave ou descansado.
    A história vai, pois, girar sobre a possível culpa ou inocência do jovem. Por um lado, fica a ideia de que não é culpado porque não assume, sendo que uma das características do Asperger é a frontalidade e a sinceridade, e por outro se é inocente quem está a tentar proteger e porque razão, pois apercebemo-nos de que Jacob sabe mais do que aquilo que está a dizer.
   O final volta a ser surpreendente e este é mesmo de nos deixar sem palavras. Embora possa parecer que o final fica em suspense penso que a ultima folha nos mostra qual foi a única solução encontrada e defendida pela autora.
   A minha única dúvida são as referencias à doença. Embora as pessoas com quem tenho lidado com o referido síndrome sejam muito como o Jacob, não sei é se ele conseguirá entender e manipular a realidade como a autora sugere.
   De qualquer forma trata-se de um livro fantástico cuja leitura aconselho sem reservas de forma alguma.

   Sinopse:Jacob Hunter é um adolescente: brilhante a Matemática, sentido de humor aguçado, extraordinariamente bem organizado, incapaz de seguir as regras sociais. Jacob tem síndrome de Asperger. Está preso no seu próprio mundo – consciente do mundo exterior e querendo relacionar-se com ele. Jacob tenta ser um rapaz como os outros mas não sabe como o conseguir.
    Quando o seu tutor é encontrado morto, todos os sinais típicos da síndrome de Asperger – não olhar as pessoas nos olhos, movimentos descontrolados, acções inapropriadas – são identificados pela Polícia como sinais de culpa. E a mãe de Jacob tem de fazer a si própria a pergunta mais difícil do mundo: será o seu filho capaz de matar?



Sem comentários:

Enviar um comentário