quinta-feira, 10 de maio de 2018

Por trás dos seus olhos de Sarah Pinborough

       Opinião: Mais uma vez a minha amiga Vera Brandão me aconselhou a ler um thriller. De verdade, nem sei se será um thriller pois o livro é muito estranho, todo ele.
    Temos a história de três personagens, que supostamente seriam o clássico trio amoroso: duas mulheres e um homem. Adele é casada com David que inicia uma relação extraconjugal com Louise.
    Adele é a namorada de adolescência, por amor de quem David lutou pois, apesar de serem vizinhos, eram de classes sociais diferentes. Adele apresenta-se como a mulher perfeita, solitária que tenta criar relações de amizade com outras senhoras, nomeadamente com Louise.
    Esta última, por sua vez, é mãe solteira, sentindo solitária, sem autoestima, acabando por se tornar amiga de Adele, ao mesmo tempo que inicia uma relação com David.
   David está entre as duas mulheres. A atração que tenta vencer por Louise, ainda mais quando descobre que esta será a sua secretária no novo trabalho, contrapõe-se à vontade de salvar um amor perdido, desgastado por um passado e um presente sombrios e mal definidos.
    Inicialmente tudo parece, quase cliché, mas pouco a pouco percebemos que tirando a jovem mãe, e a interpretação que ela faz dos acontecimentos que lhe são apresentados, nada é aquilo que parece. Na verdade, conforme vamos lendo percebemos que o paranormal vai ter uma componente muito forte neste livro, mas, verdade seja dita, nunca pensei que seria tão forte e tão grande. O mais curioso é que a construção narrativa do livro, faz com que quase, atenção eu disse quase, consideremos o que não é natural, como algo evidente e, volto a acentuar, quase normal.
   O que torna este livro surpreendente é que não conseguimos parar de ler, mesmo quando se torna estranho sendo que o final é totalmente surpreendente, absolutamente inesperado. De facto, ainda não consegui encontrar ninguém que me dissesse que o final era aquele que aguardava. Se houver alguém que tenha uma ideia contrária a esta, faz o favor de dizer, e de me esclarecer quais os indícios que lhe deram tal ideia. O certo é que mal-acabei de ler o livro tive vontade de o reler para ver se conseguia encontrar tais pistas. Como não o fiz fico à espera das vossas indicações.
    Apraz-me, no entanto, afirmar que, e apesar de tudo, este é um livro que vale muito a pena ler. Mais que não seja pela novidade que traz a nível da construção.

    Sinopse: Louise Mãe solteira, fez do filho o seu mundo. Trabalha em part-time. Segue um quotidiano discreto e preso à rotina. Mas tudo muda quando numa rara saída à noite, conhece David num bar... não sabendo que se trata do seu novo chefe. Ambos sentem de imediato uma atração mútua.
     David É ainda jovem, bem-sucedido, encantador e dedicado à sua mulher. Louise nem consegue acreditar que um homem como David se sinta atraído por ela. e tudo se complica quando Louise conhece Adele, a mulher de David.
    Adele Bela, elegante, delicada. Perfeita em todos os aspetos. Um dia, conhece Louise, de quem se torna desde logo amiga.
    Fascinada por Adele e David - o casal ideal, aparentemente irrepreensível -, Louise acaba por se ir envolvendo na intrincada teia que é aquele casamento. E, a pouco e pouco, à medida que penetra cada vez mais nas suas vidas, começa a descobrir que há falhas entre eles... Será David realmente o homem que ela pensava conhecer bem? Será Adele tão frágil quanto aparenta? que segredos inquietantes e perigosos escondem eles? E até onde serão capazes de chegar para os esconder? Um thriller que se lê de um só fôlego, com um final surpreendentemente inesperado, e que reinventa com mestria o tradicional triângulo amoroso.
   Um bestseller internacional de excelente qualidade literária


Sem comentários:

Enviar um comentário