quinta-feira, 19 de julho de 2018

Zack de Mons Kallentoft e Markus Lutteman

    Opinião: Este é um livro escrito a quatro mãos. E como eu gosto disso embora corra o risco de se transformar em dois livros, o que não é o caso. Estando o livro bem escrito e coerente acaba por dar uma dinâmica diferente à obra, que me agrada. E este Zack é prova disso.
  O policial nórdico está de boa saúde e este livro é mais uma prova da habilidade que os autores têm para desenvolver e resolver um caso que se soluciona pela perícia e inteligência do seu investigador.
   Zack é um polícia muito pouco convencional e que, na verdade, acaba por desenvolver uma serie de atividades que seriam puníveis pela lei, caso fossem do conhecimento público.
   O nosso herói, no entanto, é um excelente profissional (quando está bem, concentrado e empenhado), uma pessoa que tem um raciocínio bastante apurado acabando por conquistar as simpatias dos seus superiores, e o seu respeito, o que os leva a ‘perdoarem-lhe algumas atitudes menos deontológicas.  
    Outro aspeto interessante da obra é a visão de uma sociedade que não será assim tão idílica e igualitária como os países do Sul têm ideia. E esta é uma imagem constante nos policiais do norte da Europa e que obviamente, começou com os livros de Stieg Larsson e o seu brilhante Millennium.
   Mas este thriller é também uma história de união e de confiança entre colegas, cuja vida muitas vezes depende do parceiro. Embora a personagem principal seja um individualista, não é deixada de parte a ideia de que apenas com os outros, os colegas, aqueles que nos apoiam incondicionalmente se conseguirá alcançar o sucesso e muitas vezes sobreviver.
     Sendo esta uma série (que certamente irei ler) este primeiro volume acaba por ser uma apresentação das personagens embora a solução do caso nos desperte desde logo a atenção. Para além disso este é um texto bastante gráfico, chegando a ser mesmo violento, o que me leva a pensar na facilidade com que esta obra seria adaptada ao cinema ou à televisão.
    Resta apenas aguardar o lançamento dos próximos volumes por parte da editorial Dom. Quixote.


   Sinopse: Belo e irreverente, Zack é um jovem detetive da Polícia de Estocolmo à procura de si próprio. 
ZACK é o primeiro livro de uma série sobre o jovem detetive Zack Herry que, como um Hércules dos tempos modernos, tenta combater os criminosos do submundo de Estocolmo, enquanto se debate com as memórias de uma noite estrelada com cheiro a relva e sangue. Zack é uma personagem contraditória que nos cativa desde o primeiro momento. A série é já um sucesso em vários países entre os quais se contam a Alemanha, a França, o Japão e os Estados Unidos da América. 



Sem comentários:

Enviar um comentário