quinta-feira, 12 de julho de 2018

Espelho Quebrado de Agatha Christie

   Opinião: Voltar a Agatha Christie é voltar à adolescência onde li tudo, ou quase tudo o que havia para ler. Confesso que sou muito mais fã de Poirot do que Miss Marple, mas este foi o livro que a autora lançou no ano em que nasci, como era pedido numa das categorias do Book Bingo.
    Assim sendo, temos a nossa astuta velhota que não é capaz de ficar a fazer malha como seria previsível para uma senhora da sua idade. Será, uma vez mais a sua argúcia e a sua inteligência, aliada a uma enorme capacidade de observação, os elementos que vão construir e desconstruir esta história de crime.
    HeatherBadcock fã de Marina Gregg morre na festa que esta última resolveu oferecer na sua propriedade. Sendo Marina uma famosa atriz é natural que o caso chame a atenção de todos e nomeadamente da população de St. Mary Mead, pacata aldeia para onde se tinha mudado.
    E a história está construída. Mas a verdade é que aparentemente não haveria ninguém que lucrasse ou tivesse razões para matar Heather. O que coloca a questão se houve um erro e a vítima deveria ser outra pessoa. Nesse caso quem?
   Miss Marple vai de forma engenhosa resolver o enigma e Agatha Christie vai colocar o leitor perante factos que o levarão para um determinado desfecho, e que, as voltas e as reviravoltas, vão acabar por nos guiar para uma conclusão completamente diferente, e, acabamos por achar, muito mais lógica.
   Foi bom voltar a um romance policial do século passado e ver a diferença de construção da teia narrativa, bem como dos meios científicos que hoje são utilizados pelos escritores deste género literário, sem que nos surpreendam, enquanto que aqui ficamos por provas observadas e ligações inteligentes. A arte do raciocínio e da inteligência que nos thrillers de hoje é complementada com a ciência.

   A autora tem uma escrita clara e, também ela objetiva, o que torna sempre estes romances num prazer acrescido. De qualquer forma continua a ser o ilustre francês a minha personagem preferida desta escritora inglesa. Que me perdoem os admiradores de Miss Marple. 

   Sinopse: St. Mary Mead encheu-se de glamour quando a estrela de cinema Marina Gregg escolheu viver na, até então, pacata aldeia. Mas quando uma fã local é envenenada, Marina dá por si a protagonizar um mistério da vida real - secundada por uma performance arrebatadora de Miss Marple, que suspeita que o cocktail letal estava destinado a outra pessoa. Mas quem? E, se estava de facto destinado a Marina, qual era o motivo? 
   O Espelho Quebrado (The Mirror Crack’d from Side to Side) foi originalmente publicado na Grã-Bretanha em 1962, ano em que seria igualmente publicado nos Estados Unidos sob o título The Mirror Crack’d. Foi adaptado ao cinema em 1980, com Angela Lansbury no papel de Miss Marple, contando ainda com as interpretações de Elizabeth Taylor e Kim Novak. 1992 seria o ano da sua adaptação à televisão, com Joan Hickson como Miss Marple. 






Sem comentários:

Enviar um comentário