quinta-feira, 20 de setembro de 2018

A Namorada de Michelle Frances

     Opinião: A namorada é o livro de estreia de Michelle Frances em Portugal. Resolvi ler este livro no âmbito do setember thriller promovido pela Dora e pela Cristina (passem pelos canais delas no youtube o Books and Movies e o Books & Beers, que vale bem a pena).
     E a leitura foi ambivalente. Passo a explicar. No início do livro e nas primeiras 140 pouco acontece, levando-nos a questionar a categoria em que o livro está referenciado. No entanto, a leitura faz-se de forma agradável, sem grandes problemas e a narrativa está construída de uma forma interessante. Mas, parece mais um romance do que um thriller. Eis senão quando, tudo muda.
    A obra centra-se na relação Laura tem com Cherry a namorada do seu filho Daniel. Laura é uma mulher profissionalmente bem-sucedida, mas o seu casamento, embora estável, sofre e acusa a passagem do tempo e o afastamento de Howard, o seu marido. A vida pessoal desta mulher está centrada no seu filho, um bom rapaz, estudante de medicina e com quem consegue manter uma relação bastante próxima.
    Mas Daniel apaixona-se por Cherry, uma jovem que trabalha numa empresa imobiliária, que vem de um meio mais modesto e que o atraiu de uma forma avassaladora. Laura começa por querer integrar a jovem namorada do filho na família, transformando-a numa filha adotiva, mas a verdade é que a sequência de acontecimentos vividos por estas mulheres não vão permitir tal aproximação. Pelo contrário. A partir de determinada altura, mãe e namorada tentam levar Daniel a ficar só consigo, manipulando-o para que tal aconteça.
    E desta história simples, nasce um livro que quando arranca acaba por ser um bom thriller e consegue prender a atenção do leitor. Contado cronologicamente, não levanta problemas nem questões no que respeita ao acompanhamento da história. As descrições são feitas de uma forma enquadrada e o narrador acompanha a narrativa conforme esta vai sendo vivida pelas personagens, sem nunca se sobrepor aos acontecimentos, nem deixando antever algum aspeto que retire o suspense da obra.
    Embora não sendo um livro que ‘corte a respiração’ como é anunciado na contracapa, A namorada acaba por ter uma história bem contada, coerente e correta e com um final que não sendo surpreendente não deixa de nos fazer respirar fundo. É pois um bom livro para quem gosta do género.


    Sinopse: Laura é uma mulher realizada. Tem uma carreira bem-sucedida, um casamento estável com um homem rico e um filho, Daniel, que ela adora. Quando Daniel, estudante de medicina de 23 anos, conhece Cherry, uma belíssima e inteligente rapariga oriunda de um meio mais modesto, Laura acolhe-a de braços abertos.
   Mas Laura começa a desconfiar que a sua futura nora não é bem o que aparenta ser... Laura tentará a todo o custo afastá-la da vida de Daniel. Mas Cherry não é fácil de afastar… 
     Um thriller psicológico de cortar a respiração. 





Sem comentários:

Enviar um comentário