quinta-feira, 27 de setembro de 2018

O assssino do crucifixo de Chris Carter

        Opinião: O assassino do crucifixo é o primeiro livro que leio de Chris Carter. Confesso que andei a adiar a leitura deste autor, mas a verdade, é que não sei bem porquê. De qualquer forma foi agora.
       O livro começa com uma cena muito gráfica, uma descrição muito realista e muito pormenorizada.  De facto, o início do livro acaba por ser bastante forte e agressivo. Tanto mais que se trata de algo que percebemos, logo no capítulo seguinte, se passou num tempo futuro.
    Se neste momento tive de respirar fundo e tentar absorver todas as informações, de seguida o livro desenvolve de forma cronológica e os acontecimentos surgem de forma gradual e sem grandes sobressaltos para o leitor. Não deixando de ter uma escrita cinematográfica Chris Carter acaba por conseguir criar um crescente e uma dinâmica que nos leva a ter a sensação de que estamos a ler um texto que facilmente poderia tornar-se num filme de ação.
      As personagens principais, que penso se mantêm ao longo da série, são bastante bem construídas e acabam por serem os fiéis representantes da humanidade, no sentido lato, da história. Não são perfeitos, não são isentos de erros, são pessoas com bons e maus pensamentos e atitudes, sejam elas físicas ou morais. São aqueles que mantêm a normalidade e a dimensão humana dentro da história.
    Obviamente que vou continuar a ler este autor brasileiro, que vive na América e escreve em inglês. Este aspeto é importante porque em todo o livro está patente uma critica à sociedade americana e à sua posição face a elementos diferentes, nomeadamente as minorias étnicas. Nota-se que o autor não quer apenas fazer um thriller, quer também ter uma função crítica e mesmo moralizante, sem ser moralista.
    Para quem quiser ler um livro de ação, às vezes intenso, mas que não conseguimos largar sem sabermos todos os pormenores, este Assassino do Crucifixo é uma muito boa opção. Quanto a mim vou ler ainda este ano, sem margem para dúvidas, O carrasco do medo.  

     SinopseO corpo de uma jovem é encontrado numa cabana abandonada, no meio de uma floresta. Quando é chamado ao local do crime, o detetive Robert Hunter vê-se no meio de um cenário que parece saído de um filme de terror.

       Nua e presa pelos braços a dois postes, a vítima foi torturada até à morte e no seu corpo foi entalhada uma cruz que o detetive reconhece de imediato: é a assinatura de um psicopata conhecido como Assassino do Crucifixo. Mas como é possível, se o Assassino do Crucifixo foi condenado e executado há dois anos?
Poderá este criminoso ser um imitador? Ou será que o impensável aconteceu e ele está, afinal, vivo e à solta? O detetive Robert Hunter e o seu parceiro embarcam numa investigação perigosa para descobrir a verdade e capturar de uma vez por todas este violento assassino.
      Mal sabem eles que estão, na verdade, prestes a entrar no mais terrível dos pesadelos.



Sem comentários:

Enviar um comentário