quarta-feira, 26 de julho de 2017

Ler quantos livros por ano?

Uma revista fez um artigo sobre truques para se conseguir ler 50 livros num ano. Consideram eles que esta difícil tarefa acaba por ser exequível seguindo alguns truques.
                A verdade é que estamos no final de junho e eu já li 58 livros, sendo o meu objetivo do Goodreads ler 100 até ao final do ano. Cem livros é um pouco mais do que os que li no ano passado, só li oitenta e quatro, e, por isso, este ano pretendo superar-me a mim mesma.
                Depois de ter lido o artigo cheguei à conclusão que as dicas aí dadas podem ser interessantes embora algumas delas sejam difíceis de seguir.
                Vejamos: ler depressa é uma das sugestões, enquanto que outra é eliminar distrações como televisão, net e/ou músicas. Quanto à primeira acho difícil de seguir, pois o ritmo de cada um não pode, nem deve ser alterado. Há quem leia depressa (eu) e há quem não consiga, podendo mesmo perder a concentração. Penso, pois, que o mais acertado é cada um ler no seu ritmo e desfrutar do prazer da leitura.
Quanto à segunda sugestão nem pensar. Apesar de não ver muita televisão, vejo alguma e se esta até seria fácil, abdicar da net ou da música seria impossível. Deixar de ouvir música, de ir a concertos, de manter as minhas ligações, na net, no blog seria abdicar de parte da minha vida que me dá também muito prazer. Aí os livros seriam vistos como uma amante ciumenta que nos isola do mundo e que pouco a pouco passaríamos a odiar.
                Então como é que eu faço para conseguir ler? Simples: leio em qualquer situação. Transportes públicos, eu leio; almoço sozinha, eu leio; espero pelos filhos, eu leio; espero pelo início do concerto, eu leio; espero pela consulta médica, eu leio. Basicamente eu ando sempre com um livro na mala por forma a poder ocupar todos os bocadinhos a ler. Confesso que durmo pouco e gosto muito de ler quando o silêncio impera, mas para quem não consegue, quem tem que dormir bastante, pode utilizar todas as outras situações e certamente começará a ler mais.
                Mas o importante não é o número de livros que se lê por ano, o importante é perceber porque se lê. Eu leio porque a leitura permite-me viver outras vidas, noutras épocas, noutros lugares. Ler permite-me viajar sem sair do sofá, conhecer culturas distantes geograficamente ou culturalmente, e que, de outra forma, dificilmente conheceria. Permite-me conhecer o ser humano, a sociedade e ver como esta se alterou, para o bem ou para o mal. Ler, pode ainda apenas distrair. Um bom policial, um bom thriller, um bom romance, nada mais faz do que me fazer passar um bom bocado. Isto se não quisermos entrar no aspeto mais técnico da qualidade da escrita, da construção narrativa ou na caraterização das personagens.
                Realmente para mim ler é uma atividade que me dá prazer e da qual dificilmente abdicarei. O que é um bom livro? O que me prende, o que me agarra desde as primeiras páginas, independentemente do que a critica erudita possa dizer. Mas isto sou eu a querer ler cem livros.


2 comentários:

  1. Gostei... vou pensar em mais desafios.

    ResponderEliminar
  2. Não gosto de ler "dicas sobre ler mais" precisamente porque tenho a mesma opinião que tu. Não consigo conceber que se leia mais depressa (o que é isso de ler mais depressa? há livros que se leem mais devagar, outros mais depressa - isto já para não falar que cada pessoa tem a sua própria velocidade).
    Eu também leio em qualquer lado.. excepto na cama. Se tiveres curiosidade lê aqui - http://stoneartbooks.blogs.sapo.pt/onde-leio-11906

    ResponderEliminar