segunda-feira, 26 de novembro de 2018

As flores perdidas de Alice Hart de Holly Ringland

     Opinião: O livro As flores perdidas de Alice Hart é a primeira obra da autora australiana Holly Ringland publicada em Portugal. E em boa hora a Porto Editora a publicou. Será seguramente um dos melhores livros do ano.
    Nesta obra esteticamente bonita, Alice é uma jovem que vive com os pais numa quinta rural australiana e que por força das circunstâncias acaba a viver com a avó paterna. Esta ultima planta flores e recolhe na sua quinta jovens vítimas de violência a quem chama As Flores. Alice gosta de flores, já por influência da mãe, e gosta de livros, sendo o seu escape e ponto de apoio. No entanto a relação com a avó não é de todo fácil, cada uma delas com os seus fantasmas, e Alice, já mais velha, acaba por partir. O resto do livro dá-nos conta da vida de Alice até esta ser uma jovem mulher. 
     Esta obra é fenomenal a todos os níveis. A construção literária onde a autora dá a cada capítulo o nome de uma flor, e a sua descrição simbólica, leva-nos a ver cada capítulo e o que aí acontece, de uma forma diferente e torna-nos mais atentos a certos pormenores. Embora com uma narrativa sequencial está muito bem construído e elaborado pois tudo encaixa na perfeição.
    Depois a escrita. Com uma tradução fantástica da Cláudia Ramos, o livro apresenta-nos uma prosa poética, sem clichés, nem frases feitas onde nos apetecer ler depressa para saber como se desenvolverá a história de Alice e devagar para saborear cada palavra, cada frase. É pois um livro de leitura, no melhor sentido do termo.
     Por fim resta-nos as descrições, as descrições de um país que nada tem a ver connosco, uma realidade que nos mostra uma paisagem encantatória, por vezes cheia de flores, por vezes agrestes, mas que não deixam de ser como se de um conto de fadas se tratasse.
      Assim sendo, e não querendo tirar o enorme prazer da descoberta individual e da leitura, esta é uma obra que aconselho sem qualquer dúvida, sendo uma óptima aposta da Porto Editora.

      Sinopse: Um romance sobre as histórias que deixamos por contar e sobre as que contamos a nós próprios para sobrevivermos.
       Alice tem nove anos e vive num local isolado, idílico, entre o mar e os canaviais, onde as flores encantadas da mãe e as suas mensagens secretas a protegem dos monstros que vivem dentro do pai.
       Quando uma enorme tragédia muda a sua vida irrevogavelmente, Alice vai viver com a avó numa quinta de cultivo de flores que é também um refúgio para mulheres sozinhas ou destroçadas pela vida. Ali, Alice passa a usar a linguagem das flores para dizer o que é demasiado difícil transmitir por palavras.
       À medida que o tempo passa, os terríveis segredos da família, uma traição avassaladora e um homem que afinal não é quem parecia ser, fazem Alice perceber que algumas histórias são demasiado complexas para serem contadas através das flores. E para conquistar a liberdade que tanto deseja, Alice terá de encontrar coragem para ser a verdadeira e única dona da história mais poderosa de todas: a sua.



Sem comentários:

Enviar um comentário