sexta-feira, 23 de novembro de 2018

O meu coração entre dois mundos de Jojo Moyes

      Opinião: O novo livro da Jojo Moyes O meu coração entre dois mundos é o terceiro livro onde podemos encontrar a personagem da Lou Clark.
      Depois de Viver depois de ti e Viver sem ti a Lou neste livro está a trabalhar em Nova Iorque com a bênção e apoio do seu amigo Nathan. A nossa personagem tem como emprego ser uma espécie de secretária de uma nova-rica que ascendeu através de uma casamento (na verdade eles amam-se) e que quer ser aceite pela sociedade daquela cidade.
      Mas a vida de Lou vai sofrer muitas reviravoltas, sendo que a sua vertente de cuidadora acaba por vir, novamente, ao de cima.
      Este livro até a um terço do mesmo pareceu-me um livro sem ação, como se nada viesse acrescentar à história. Mesmo a personagem principal me parecia parada, quieta, muito menos dinâmica que a do primeiro livro. Até que, e após a leitura, percebi que a nossa heroína está mais adulta, mais mulher o que faz com que esteja mais ponderada e mais atenta a ela mesma.
     A intenção da autora, na minha modesta opinião,  é exactamente dar-nos uma Lou mais centrada em si mesma. Embora não esqueça a sua vertente de cuidadora (o que seria bastante incongruente tendo em conta os livros anteriores), embora continue a ser excêntrica na sua postura e na sua forma de vestir, esta jovem mulher é mais ponderada nas suas atitudes e finalmente, liberta-se do passado (de um namorado centrado nele mesmo, no primeiro livro, e daquilo que o seu amor desejava para ela, no segundo) para se tornar na dona do seu destino. 
    Nesta obra temos alguém que se impõe como ser humano, com ideias, sonhos e vontades de que se recusa a abdicar, mesmo por amor. No fundo, aquilo todos nós estávamos desejando para ela.
    Não sei se a Jojo Moyes vai escrever mais livros com estas personagens, mas, espero que não fique presa a uma história que, e mais uma vez na minha opinião, pouco mais tem para dar. Esta autora tem outros livros tão bons, ou melhores, que os acima citados que acabam por ser injustamente esquecidos por causa da visibilidade dada a estas personagens, nomeadamente através do filme de Depois de Viver depois de ti que acabou por ser um sucesso.
    Este é pois um livro que recomendo, principalmente para quem já leu os livros anteriores, embora não seja, de todo, dos melhores livros da autora.

     Sinopese: Quando Lou Clark chega a Nova Iorque está convencida de que vai conseguir recomeçar uma nova vida e sente-se confiante para enfrentar todos os desafios, apesar dos milhares de quilómetros que a separam de Sam. Lou está determinada a aproveitar o mais possível a situação em que se encontra – vive e trabalha em Manhattan para uma família super-rica e vê-se inserida na alta sociedade nova-iorquina. E é assim que conhece Joshua Ryan, um homem que lhe traz recordações do passado. Em breve, Lou ver-se-á perturbada por aquele encontro, o que a leva a questionar-se sobre quem é a verdadeira Lou Clark e como poderá reconciliar as duas partes de um coração separado por um oceano.
      Jojo Moyes dá vida, uma vez mais, a Lou Clark – a personagem de Viver depois de ti e Viver sem ti -, através de uma história que nos fala de lealdade, escolhas e, sobretudo, esperança


Sem comentários:

Enviar um comentário